A busca por portabilidade de carências, que permite a mudança de plano de saúde sem enfrentar novas carências, teve um aumento expressivo de 13,5% entre dezembro de 2022 a dezembro de 2023, de acordo com o relatório de protocolos de portabilidade emitidos pelo Guia ANS de Planos de Saúde, uma ferramenta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) voltada para a contratação e troca de planos de saúde.
Durante todo o ano de 2023, foram gerados 378.220 protocolos de consultas sobre portabilidade de carências, um acréscimo significativo de mais de 45 mil sobre o ano anterior. Embora esse número reflita o voluma das consultas e não o número efetivo de portabilidades de carência realizadas, ele aponta claramente as intenções dos consumidores: os beneficiários destacaram como principais motivos para o interesse na portabilidade de carências a busca por um plano mais econômico (40%), a procura por mais qualidade na rede prestadora (21%) e o cancelamento de contrato (18%).
O país ainda vê crescer o número de novos beneficiários para planos de assistência médica. Até junho de 2023, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou um balanço mensal de 50,8 milhões de pessoas com acesso a planos de saúde, representando um crescimento de aproximadamente 2,23% em relação ao mesmo período do ano anterior, o maior número desde 2014.
Da parte das instituições de saúde, um bom panorama de tendências vem da 4ª edição do Panorama das Clínicas e Hospitais. O estudo, elaborado pela Doctoralia e a Feegow Clinic, ambas pertencentes ao Grupo Docplanner, envolveu 1.328 respondentes. Os resultados indicam que clínicas e hospitais estão investindo cada vez mais em marketing, com 74% das instituições pesquisadas realizando algum tipo de investimento na área. O estudo também aborda a gestão e adoção de tecnologia pelos estabelecimentos de saúde. A grande maioria (65%) das clínicas e hospitais utiliza um software pago para gerenciar as consultas e centralizar dados.
Movimentando mais de R$100 bilhões por ano em dados de 2022, o mercado farmacêutico também tem seus próprios levantamentos. O documento “Cenário e Perspectivas para o Setor Farmacêutico Nacional”, do grupo Farma Brasil, traz bom volume de dados e análises do panorama brasileiro diante da indústria farmacêutica nacional. O documento completo pode ser conferido aqui.