Foi aprovada na última quinta-feira (02/03), por meio da Resolução RE 661/23, o registro de uma nova vacina para a prevenção da dengue. A vacina Qdenga é da farmacêutica Takeda um dos laboratórios com os quais a Ragi trabalha.
A nova vacina é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, para oferecer ampla proteção contra a dengue. O produto atende crianças acima de 4 anos, adolescentes e adultos até 60 anos de idade e será administrado via subcutânea, em esquema de duas doses, com intervalo de 3 meses entre as aplicações.
A aprovação de QDENGA (TAK-003) baseia-se nos resultados de 19 estudos de Fases 1, 2 e 3 com mais de 28 mil crianças e adultos, incluindo quatro anos e meio de seguimento de dados clínicos em um estudo de Fase 3 global. Este Estudo de Eficácia da Imunização Tetravalente contra a Dengue (TIDES) atingiu seu objetivo primário de eficácia, prevenindo 80,2% dos casos de dengue sintomática 12 meses após a vacinação. Além disso, a TAK-003 atingiu também o principal objetivo secundário, prevenindo 90,4% das hospitalizações 18 meses após a vacinação.
A concessão do registro pela Anvisa permite a comercialização do produto no país, e marca a primeira aprovação de vacina contra dengue que pode atender público mais amplo. A vacina aprovada anteriormente (Dengvaxia) só pode ser utilizada por quem já teve dengue.
Vale lembrar que, segundo dados do Ministério da Saúde, em 2022, até meados de outubro, houve aumento de 184,6% no número de casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2021. Foram 909 óbitos confirmados em 2022; números que justificam a relevância da vacina no país.