O mês de maio é marcado pelo World IBD Day (Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal), instituído em 19 de maio, e que deu origem à campanha Maio Roxo. A iniciativa tem o apoio da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn e associações ligadas à causa no mundo todo.
Mas esta não é a única campanha de conscientização da temporada. Para reforçar a importância e conscientização da infecção hospitalar, aconteceu no dia 15 de maio o Dia Nacional do Controle da Infecção Hospitalar. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), são realizadas 234 milhões de operações por ano em todo o mundo e, deste total, cerca de um milhão acaba resultando em infecção hospitalar, causando a morte do paciente. No Brasil, a taxa de infecção hospitalar chega a 14%. Neste mês, a OMS lançou o primeiro relatório mundial de controle e prevenções de infecções, apontando que nos locais onde uma boa higiene das mãos e outras práticas custo-efetivas são adotadas, é possível evitar 70% dessas infecções. Leia aqui mais informações sobre o relatório.
E a semana conta também com um importante alerta: em 17 de maio, é celebrado o Dia Mundial de Hipertensão. Neste ano, o tema é “Meça a Pressão e Descomplique a Vida”, para reforçar a importância da medida da pressão arterial para o diagnóstico e do controle da pressão por adoção de hábitos saudáveis de vida e uso correto da medicação, quando indicada, para prevenir as principais complicações da doença, como o infarto do miocárdio, AVC e doença renal.