O Dia Internacional do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro em todo o mundo. Esses profissionais são essenciais para a saúde pública, atuando em diversas áreas, como farmácias, hospitais, laboratórios de análises clínicas e indústrias farmacêuticas.
Além dessas atividades tradicionais, os farmacêuticos também estão presentes em mais de 70 áreas diferentes, como radiofarmácia, citologia, administração hospitalar, auditoria farmacêutica e biofarmácia.
Sua atuação é fundamental para garantir o uso seguro e eficaz de medicamentos. Eles são responsáveis por orientar os pacientes sobre a forma correta de tomar os remédios, identificar possíveis interações medicamentosas e monitorar os efeitos colaterais.
A importância da atuação desse profissional na redução de erros de medicação no âmbito clínico se comprova nos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estima que enganos no preparo e na administração de medicamentos estejam associadas a pelo menos uma fatalidade diária. Sob uma perspectiva econômica, também de acordo com a OMS e dados provenientes de países que relatam tais incidentes, os custos decorrentes de erros na medicação totalizam cerca de US$ 42 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 136 bilhões) anualmente, sem incluir a subnotificação existente.