Na área da saúde, a agenda de eventos é bastante intensa. Na seleção desta semana, apresentamos também duas pesquisas que estão recrutando voluntários. Confira:
Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde (SISPAS)
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) está promovendo a 5ª edição do Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde (SISPAS), que ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de novembro em São Paulo. O evento tem como objetivo discutir o impacto da segurança do paciente e a acreditação na sustentabilidade do setor de saúde. Importantes especialistas nacionais e internacionais da área de acreditação participarão do evento. Para se inscrever, acesse o site da ONA (www.ona.org.br).
Durante os três dias de seminário, serão realizados 12 painéis de discussão abordando temas relacionados à acreditação, segurança do paciente e práticas sustentáveis no setor de saúde. Além disso, serão apresentados trabalhos sobre experiências bem-sucedidas na área de acreditação, sendo premiados os quatro melhores trabalhos inscritos como “melhores práticas em destaque”.
Pesquisa sobre Diabetes Tipo 2
O Ministério da Saúde, em parceria com a Beneficência Portuguesa de São Paulo, está realizando uma pesquisa inédita para avaliar a identificação e os cuidados de saúde oferecidos a pessoas com alto risco de desenvolver diabetes tipo 2 no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes e faz parte do projeto Programa de Prevenção de Diabetes (Proven-Dia), desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). O objetivo é contribuir para o bem-estar da população brasileira diante da crescente incidência de diabetes no país. (Clique aqui para acessar o formulário)
Avaliação da Acessibilidade em Libras no Pré-natal
A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM) está conduzindo uma pesquisa intitulada “A acessibilidade em Libras para gestantes surdas nos serviços de saúde: do pré-natal ao pós-parto”. O estudo visa avaliar, por meio das narrativas de gestantes e mães surdas, se o decreto de Lei nº 5626/2005, que garante a acessibilidade em Libras, está sendo cumprido durante a assistência pré-natal. A pesquisa busca garantir a saúde e a qualidade da assistência à comunidade surda nesse importante período de cuidados pré-natais e pós-parto (Confira no vídeo os requisitos para participar da pesquisa).