26 de Junho: Dia Nacional do Diabetes

Em 26 de junho é comemorado o Dia Nacional do Diabetes, uma data que surgiu em parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS). É uma tentativa de alertar as pessoas que o diabetes é uma doença crônica, que atinge mais de 16,8 milhões de brasileiros (20 e 79 anos), cerca de 7% da população, colocando o país na 5ª posição em incidência no mundo. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões. Esses dados estão no Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

Ainda, nesse sentido, dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) revelam que o número de pessoas com a doença aumentou em 74 milhões, totalizando 537 milhões de adultos no mundo em 2021. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) aponta que esse número deve ser ainda maior, em consequência da pandemia da Covid-19, que provocou maior dificuldade no acesso e manutenção da alimentação saudável, menores índices de atividade física e evasão dos sistemas de saúde.

Doença crônica autoimune, o diabetes se caracteriza pela deficiência da produção de insulina pelo organismo. O problema envolve o metabolismo da glicose no sangue. O diabetes do tipo 1 surge em geral no início da vida ou na fase adulta, e sua característica principal é a incapacidade total do pâncreas de produzir insulina, levando o paciente a precisar tomá-la diariamente de forma injetável. Já o tipo 2 é o mais comum e geralmente se manifesta em idades mais avançadas. Na maioria das vezes, o pâncreas ainda produz a insulina, mas não o suficiente para garantir as funções regulares. Assim, o paciente tem de usar medicamentos, que desempenharão as funções que o órgão já não realiza sozinho. Os sintomas físicos mais comuns dessa patologia são a fome excessiva associada à perda de peso, muita sede, vontade de urinar, dores nas pernas e má circulação, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Diabetes (SBEM).

Lançamentos

Por ser uma doença que atinge tantas pessoas pelo mundo, o diabetes continua sempre no radar de novas pesquisas, para tratamentos e prevenção. A Eurofarma, empresa que está no portfólio da Ragi, lançou na América Latina o Suganon® (evogliptina), uma terapia inovadora para pacientes diabéticos tipo 2. Ele é um novo inibidor da enzima DPP4, que apresenta os benefícios de oferecer comodidade posológica, além de possuir baixo potencial de interação com outras medicações, garantindo mais facilidade e segurança para os pacientes. O novo medicamento, de uso oral, foi estudado especificamente na população brasileira em 10 centros de pesquisa nacionais localizados nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Distrito Federal, demonstrando eficácia (redução média de HbA1c superior a 1) no controle glicêmico.

Na  Argentina e na Bolívia, o produto já foi lançado em 2021. Aqui a previsão de lançamento é ainda no 1° semestre de 2022 e, nos demais países latino-americanos, até 2023.