Junho Vermelho incentiva doação de sangue

A doação de sangue salva vidas e incentivar este ato  é um dos objetivos da campanha Junho Vermelho. Este mês foi escolhido para a campanha porque no dia 14 é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. 

Segundo o Ministério da Saúde, menos de 2% da população brasileira é doadora de sangue. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que um país deve ter entre 3% e 5% de sua população como doadora, e desde o início da pandemia, a situação vem piorando.

O Hemocentro da Unicamp, em Campinas (SP), um dos principais locais de doação na cidade informou queda de 40% no volume de doações, informação preocupante já que, segundo a Unicamp, o Hemocentro é responsável por atender 95% do Sistema Único de Saúde (SUS) da região metropolitana de Campinas, e, em média, precisaria coletar 1,2 mil bolsas de sangue por semana para manter os estoques em níveis que atendam os hospitais.

O site do Hemocentro traz informações detalhadas sobre como fazer uma doação de sangue, horários de funcionamento e outras informações. Acesse o site aqui.