Dia Mundial das Doenças Raras

Criado em 2008 pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis), o Dia Mundial das Doenças Raras encerrou o mês de fevereiro, no dia 28.  

De acordo com a Organização Mundial da Saúde e a Política Brasileira de Doenças Raras, são consideradas raras as doenças que afetam menos de 65 pessoas entre 100 mil indivíduos. Parece pouco, mas quando em escala mundial, as doenças raras afetam a vida de mais de 300 milhões de pessoas. Estima-se que existam entre seis e oito mil doenças raras no mundo, 85% delas decorrentes de fatores genéticos e, as demais, de causas ambientais, infecciosas ou imunológicas. No Brasil, cerca de 13 milhões de pessoas têm algum tipo de doença considerada rara. 

Dois dos nossos parceiros têm atenção especial para este público.

A Takeda tem ampla atuação no tratamento de doenças raras em imunologia, hematologia, em doenças metabólicas e em doenças lisossomais de sobrecarga. Para ampliar o conhecimento sobre elas e contribuir com as pessoas que convivem com alguma dessas enfermidades, a Takeda acaba de lançar o portal “Juntos pelos Raros”, que você pode acessar aqui.

Já CSL Behring é uma empresa especializada em bioterapias, que atua há mais de 100 anos na prestação de serviços para as pessoas com condições médicas graves em todo o mundo. Essas bioterapias são diferentes dos fármacos convencionais sintetizados quimicamente, já que derivam do plasma sanguíneo humano ou são produzidos usando tecnologias recombinantes. 

Foto: Pfizer/Reprodução.