Nesta semana, destacamos três alertas de órgãos de saúde que merecem atenção.
O primeiro vem do Hemocentro da UNICAMP, que está enfrentando uma grave crise devido à baixa nos estoques de sangue. Esta situação pode impactar a assistência nos hospitais da região de Campinas e comprometer tratamentos vitais que dependem de transfusões. O Hemocentro solicita com urgência a colaboração da comunidade de Campinas e arredores para que realizem doações de sangue. O processo é simples e seguro, e uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas. Caso não possa comparecer pessoalmente, considere compartilhar esta mensagem em suas redes sociais e com seus contatos. Para mais informações sobre como doar ou outras formas de apoio, entre em contato com o Hemocentro pelo telefone 0800-722 8432 ou visite o site.
Em âmbito nacional, o mais recente Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta um aumento nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada à Covid-19 entre idosos nos estados do Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Nos estados do Nordeste, como Ceará, Pernambuco e Piauí, não houve aumento nas internações, mas a maioria dos casos recentes ainda está relacionada à Covid-19. Esses dados são referentes à Semana Epidemiológica 31 (de 28 de julho a 3 de agosto) e foram coletados pelo Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe). O Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc) ressalta a necessidade de uma vigilância mais rigorosa para monitorar a circulação do vírus. Confira mais informações aqui.
Por fim, o estado de São Paulo registrou 315 casos de MPOX entre janeiro e julho deste ano, um aumento significativo em relação aos 88 casos no mesmo período de 2023. No entanto, esse número ainda é bem menor que os 4.129 casos registrados em 2022, durante o surto. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou os números em 16 de agosto e informou que intensificou os esforços de monitoramento e controle da doença. Recentemente, as cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Peruíbe, no litoral paulista, foram identificadas com casos confirmados.