Tempo de prevenção e combate ao câncer

No mês de novembro, duas importantes datas chamam a atenção para a conscientização sobre o câncer: o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil e o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado em 23 de novembro, foi instituído com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes. Essa faixa etária é responsável por cerca de 8,5 mil novos casos de câncer por ano no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Já o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, foi criado pela Portaria MS/GM nº 707/1988, com o objetivo de ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, com foco na prevenção.

Embora as datas comemorativas tenham como alvo a população em geral, o câncer é foco de atenção também de organismos e entidades internacionais.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) lançaram a primeira edição do Código Latino-Americano e Caribenho contra o Câncer, parte integrante do Código Mundial Contra o Câncer. Este código visa reduzir o impacto do câncer na região, fornecendo recomendações embasadas em evidências científicas atualizadas.

O desenvolvimento do Código resultou de uma colaboração entre a OPAS, a IARC e um amplo grupo de especialistas científicos da região. Ele descreve ações e intervenções comprovadamente eficazes na redução da incidência e mortalidade relacionadas ao câncer, abrangendo políticas para prevenir o tabagismo e reduzir o consumo de álcool, limitar a exposição a agentes cancerígenos como a poluição do ar, prevenir e/ou tratar infecções relacionadas ao câncer, e promover intervenções médicas e exames. O Código também oferece recomendações para formuladores de políticas e governos, visando a criação de ambientes favoráveis à adoção e implementação das orientações descritas.

Leave a Reply