Setembro Amarelo chama atenção para saúde mental

Anualmente, a campanha Setembro Amarelo chama atenção para a saúde mental e prevenção do suicídio e neste ano tem como slogan ‘Agir salva vidas’. O movimento é organizado desde 2014 pela  Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM e acontece em setembro porque o dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

No Brasil, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

No site https://www.setembroamarelo.com/ há diversas cartilhas e materiais de utilidade pública sobre o tema.O CVV, uma das ONGs mais antigas do país e que atua no apoio emocional e prevenção do suicídio também tem um site especial para o setembro amarelo (clique aqui). A entidade presta atendimento pelo telefone 188, também por chat, e-mail e pessoalmente.