Em 8 de Agosto é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Colesterol, para promover ações de conscientização e prevenção contra o colesterol alto, fator de risco para as doenças cardiovasculares.
Responsáveis pela saúde cardiovascular, pelo diagnóstico e tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o coração e a circulação sanguínea, os cardiologistas também têm uma data ‘própria’ no mês de agosto. Instituído pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Dia do Cardiologista é em 14 de agosto.
Evento: medicamentos biossimilares
Na agenda de eventos da saúde, o fórum Biosimilars LatAm – Brazil 2022 reúne gestores clínicos, de inovação e da área regulatória de 12 países, além de 150 líderes da indústria farmacêutica nos próximos dias 24 e 25 de agosto, na capital paulista.
O evento acontece em formato híbrido e a programação terá participação de dirigentes atuantes na saúde pública, como Meiruze Freitas, diretora da Anvisa; e executivos do Instituto Butantan e da Bio-Manguinhos/Fiocruz.
Diferente dos medicamentos genéricos, sintéticos, obtidos por meio de reações químicas, os medicamentos biossimilares são obtidos a partir de organismos vivos, ou tecidos de animais, no processo de biotecnologia, bem mais complexo, e que resulta em moléculas maiores, com estruturas mais complexas também. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS), por enquanto só disponibiliza cinco biossimilares, para tratamentos oncológicos e doenças reumáticas. O Brasil tem 32 remédios do gênero registrados na Anvisa, um indicativo simples do quanto o mercado tem a crescer.