Outubro chegou e, com ele, a campanha Outubro Rosa, que reforça a importância da prevenção do câncer de mama. 

Neste ano, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançou a publicação “Controle de câncer de mama no Brasil: dados e números 2025”, com informações sobre incidência, mortalidade, fatores de risco, prevenção, acesso a exames e tratamentos. O material é uma referência importante para profissionais de saúde e gestores em todo o país.

O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil, com 73.610 novos casos estimados para 2025. Em 2023, mais de 20 mil mulheres perderam a vida para a doença. Entre 2020 e 2023, houve redução da mortalidade entre mulheres de 40 a 49 anos.

A publicação mostra ainda que o Sudeste é a região com maior incidência da doença, enquanto Santa Catarina, no Sul, lidera entre os estados. Quanto à mortalidade, as regiões Sul, Sudeste e Nordeste aparecem no topo, com as maiores taxas em Roraima, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, respectivamente.

Em São Paulo, a prevenção está mais acessível do que nunca. Mulheres podem agendar mamografias e acompanhar a rota das Carretas da Mamografia pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, uma iniciativa da Secretaria da Saúde em parceria com a Secretaria de Políticas para a Mulher. 

Entre janeiro e agosto deste ano, o serviço teve mais de 90 mil acessos às informações de agendamento e 15 mil consultas às rotas das carretas, que percorrem municípios oferecendo exames gratuitos. Para acessar: Saúde > Saúde da Mulher > Agendar Mamografia. Mulheres entre 50 e 69 anos podem agendar mamografias pelo SUS, sem necessidade de pedido médico, ligando para 0800 779 0000, através do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.

Leave a Reply