Outubro Rosa chega ao fim, mas prevenção e diagnóstico precoce valem para o ano todo

Outubro vai chegando ao fim, mas a campanha Outubro Rosa, movimento internacional que visa conscientizar sobre a detecção precoce do câncer de mama, deixa seu legado para o ano todo.

O Outubro Rosa é celebrado tanto no Brasil quanto no exterior, com o propósito de disseminar informações cruciais e conscientizar a sociedade sobre o câncer de mama. O objetivo primordial é contribuir para a redução da incidência e da mortalidade relacionadas à doença.

O câncer de mama persiste como o tipo mais prevalente entre as mulheres globalmente, impactando tanto países em desenvolvimento quanto desenvolvidos. Em 2020, estima-se que tenham ocorrido cerca de 2,3 milhões de novos casos em todo o mundo, representando aproximadamente 24,5% de todas as neoplasias diagnosticadas em mulheres.

As taxas de incidência variam entre diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas observadas em países desenvolvidos. No contexto brasileiro, as projeções para 2023 indicam 73.610 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

É crucial destacar que o câncer de mama ocupa a posição principal em termos de mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. As taxas de mortalidade ajustadas por idade, conforme a população mundial, para o ano de 2021, alcançaram 11,71/100 mil, resultando em 18.139 óbitos. Essas estatísticas revelam que as regiões Sul e Sudeste do Brasil enfrentam as maiores taxas de incidência e mortalidade associadas a essa doença, mas os exames preventivos que podem fazer a detecção precoce põem fazer a diferença e salvar vidas.

A página dedicada à campanha produzida pelo INCA – Instituo Nacional de Câncer traz exemplos de fatores de risco e vários outros materiais informativos, que podem ser acessados por este link.

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