Maior causa de cegueira evitável em todo o mundo, o glaucoma é uma doença assintomática nas fases iniciais e pode progredir durante anos até os primeiros sintomas. O aumento da pressão intraocular é um dos principais fatores de risco e, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, estima-se que pelo menos 900 mil brasileiros tenham o diagnóstico de glaucoma até 2040.
Quanto mais cedo se obtém o diagnóstico, mais chance de manter a doença sob controle. Por isso, para ampliar essa conscientização, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) promovem no dia 25 de maio, a partir das 9h, o evento “24h pelo Glaucoma”. Realizado em formato online, por meio das redes sociais do CBO, o encontro contará com a participação de oftalmologistas, celebridades e pacientes que convivem com a doença – todos unidos para discutir o enfrentamento a esse problema de saúde pública, oferecendo dicas, debates e informações qualificadas.
O “24h pelo Glaucoma” este ano é na véspera do Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, celebrado em 26 de maio e o site para acesso é https://www.24hpeloglaucoma.com.br/.