Um levantamento feito pelo Instituto Datafolha apontou que os médicos estão entre os profissionais em que os brasileiros têm mais confiança. De acordo com a pesquisa, os médicos têm 35% de aprovação como aqueles em quem a população mais deposita confiança e credibilidade.
O contexto atual provocado pela pandemia contribuiu para que aumentasse o percentual de confiabilidade dos médicos, que na pesquisa anterior, realizada em 2018, teve aprovação de 24% dos brasileiros.
O Datafolha também coletou dados que permitiram captar a percepção dos brasileiros em relação à atuação dos profissionais no enfrentamento da pandemia. Para 77% dos entrevistados, o trabalho dos médicos é considerado ótimo ou bom. Já os outros 17% consideram esse desempenho regular e apenas 6% como ruim ou péssimo.
Ainda de acordo com a pesquisa, 49% dos brasileiros acreditam que o trabalho do médico não tem recebido a valorização merecida, considerando-a como regular, ruim ou péssima. Já 65% avaliam as condições de trabalho oferecidas aos médicos como regular, ruim ou péssima, entendendo que o trabalho desses profissionais tem sido prejudicado pela falta de infraestrutura nos hospitais.
Para 99% dos entrevistados, esses profissionais necessitam de condições adequadas para o pleno exercício de suas atividades. Já na percepção de 95%, eles merecem ser mais valorizados, como uma maior remuneração e plano de carreira.