Julho amarelo contra as hepatites virais

O dia 28 de julho foi definido como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, na data do nascimento do cientista Baruch Blumberg, nascido em 1925, nos Estados Unidos, e ganhador do Prêmio Nobel de 1976 pela descoberta do vírus da hepatite B. 

O enfrentamento das hepatites virais é foco de campanha Julho Amarelo, instituído por lei (nº 13.802/2019), sempre lembrando da necessidade da testagem sorológica. Diferentes sociedades médicas se envolvem na campanha, como Sociedade Brasileira de Infectologia, Sociedade Brasileira de Hepatologia, Associação Paulista para Estudos do Fígado, Associação Médica Brasileira.

Segundo o Ministério da Saúde, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, os sintomas podem se manifestar através de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos comum no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.

As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas, mas existem testes rápidos para sua detecção disponíveis no SUS para toda a população. Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite. Populações mais vulneráveis precisam ser testadas periodicamente.

Ainda que a hepatite B não tenha cura, a vacina contra essa infecção é ofertada de maneira universal e gratuita no SUS, nas Unidades Básicas de Saúde para prevenção. Já a hepatite C não dispõe de uma vacina que confira proteção. Contudo, há medicamentos que permitem a cura em muitos casos.