Instituições públicas criam canais para receber doações para área da saúde

As autoridades públicas brasileiras estão se mobilizando e criaram canais específicos para receber doações de insumos, materiais e equipamentos para o combate ao novo coronavírus (Covid-19).

As doações podem ser feitas por cidadãos ou empresas nacionais ou estrangeiras, organizações internacionais ou países.

O Ministério da Saúde criou um e-mail especifico (juntoscontracovid19@saude.gov.br). Os interessados devem enviar para este e-mail informações sobre o que pode doar além das especificações do item e a nota fiscal ou declaração de propriedade. Entre os itens que podem ser doados estão desde máscaras, respiradores a equipamentos para realização de exames, como tomógrafos.

O Governo de São Paulo também criou uma rede de apoio. Além de materiais e serviços, são aceitas doações em dinheiro. O contato pode ser pelo e-mail doacaodebens@sp.gov.br ou pelo WhatsApp (11) 9.8882-1341. Os critérios estabelecidos pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo podem ser conferidos neste link.

No interior de São Paulo, a Prefeitura de Campinas também criou um canal exclusivo para receber doações. A iniciativa “Transforma Campinas” permite a doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza e de aparelhos, equipamentos e materiais da saúde.

Centro de referência, a Universidade Estadual de Campinas vem juntando esforços na área de pesquisas e no atendimento hospitalar neste momento. A Unicamp criou uma rede doações, que também permite recrutar voluntários para atuar em diferentes funções que ajudem no combate ao Covid-19.