O movimento “Medicamento no Tempo Certo” (MTC) foi criado para monitorar a disponibilidade de medicamentos nas farmácias de alto custo no Brasil. A iniciativa acontece desde 2016, mas ganhou força em junho de 2020, devido ao impacto da pandemia na disponibilidade de medicamentos nas farmácias de alto custo.
O MTC estimula a denúncia da falta de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de enfermidades imunomediadas reumatológicas e dermatológicas, assim como doenças inflamatórias intestinais (DII). Entre novembro e dezembro de 2021, foram recebidos 3.303 pedidos de ajuda de pacientes que estão sem receber 53 tipos de medicamentos das farmácias de alto custo. O estado de São Paulo detém 45% dos relatos recebidos, seguido pelo estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
De acordo com a Biored Brasil, que criou o movimento, 2.801 pacientes com doenças incuráveis ficaram sem seus medicamentos especiais nos dois primeiros meses de 2022. Já na lista de doenças que ficaram desalentadas estão a artrite reumatoide (71,9% das reclamações), espondilite anquilosante (21,5%), doença de Crhon (14,9%), entre outras.
Biored Brasil é um projeto de advocacy, relações públicas, comunicação e controle social formada por uma rede de organizações de pacientes para discutir as questões que envolvem os medicamentos biotecnológicos.