Farmácia Popular bate recorde histórico e amplia gratuidade de medicamentos

Em 2024, o programa Farmácia Popular do Brasil alcançou um marco histórico: quase 25 milhões de pessoas foram atendidas, o maior número de beneficiários desde sua criação, em 2004. Com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país, o programa segue em expansão. Agora, mais de 750 municípios brasileiros que ainda não contam com nenhuma farmácia credenciada poderão participar do processo seletivo, já aberto no site do Ministério da Saúde. A seleção respeitará a ordem crescente de inscrição.

Criado no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Farmácia Popular garante o acesso a medicamentos e insumos de saúde de forma gratuita. Ao longo de duas décadas, o programa já beneficiou mais de 72,5 milhões de brasileiros, funcionando em parceria com farmácias privadas para complementar a oferta de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, são 41 medicamentos e insumos distribuídos dentro do programa, para doenças como asma, diabetes, hipertensão, osteoporose, Parkinson, glaucoma, além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas para idosos e pessoas com deficiência. 

Atualmente, o Farmácia Popular está presente em 4.812 municípios, o que representa 86% das cidades brasileiras e cerca de 97% da população, consolidando-se como uma das maiores redes públicas de distribuição de medicamentos do mundo. Com as novas habilitações, o programa caminha para a universalização do acesso.

Leave a Reply