A farmacêutica brasileira Eurofarma é a primeira multinacional do setor a neutralizar 100% das emissões diretas de CO². A ação beneficia dois projetos – Florestas de Lábrea e o Redd – de proteção da Amazônia, preservação da biodiversidade e apoio ao desenvolvimento social, por meio da aquisição de créditos de carbono.
De acordo com a Cartilha de Desenvolvimento Sustentável 2021 da empresa, várias iniciativas contribuíram para a redução de emissões. Os veículos da força de vendas, por exemplo, passaram a ser abastecidos com uma proporção de 75% de etanol e 25% de gasolina; há vagas de estacionamento exclusivas para quem compartilha o transporte e para veículos elétricos ou considerados de baixa emissão.
A empresa também iniciou a troca de toda a frota de carros executivos por veículos híbridos. Ao todo, 52 veículos já foram substituídos e a previsão é ter 153 até 2023. A Eurofarma oferece aos colaboradores da Unidade Itapevi (SP) bicicletas comuns, cargueiras e elétricas para deslocamento interno. Ao todo, são oito estações no complexo.
Fontes renováveis, mais de 7.200 painéis solares nos telhados das edificações, de energia, implantação do processo de compostagem e o Programa Raízes, que convida colaboradores com 15 anos de empresa a plantar uma árvore, também foram outras ações atreladas às emissões indiretas.