No calendário da saúde, outubro é marcado por várias datas importantes, com destaque para o Dia do Médico.
Celebrada em 18 de outubro, a data tem origem cristã e foi escolhida em homenagem ao nascimento de São Lucas, considerado patrono dos médicos desde o século XV e que também exerceu a medicina.
A escolha do dia 18 de outubro como Dia do Médico – e de São Lucas como patrono desses profissionais – é comum em vários países de base cristã, como Itália, Portugal, França, Espanha, Bélgica e Polônia, além do Brasil.
No mesmo mês, o 17 de outubro, Dia Nacional da Vacinação, busca lembrar à população a importância histórica das vacinas para a erradicação ou diminuição da incidência de várias doenças graves, mais antigas, como Varíola, Gripe, Poliomielite, Rubéola, Sarampo e Tétano e até as mais recentes, como a Covid-19.
Esta semana traz também o Dia da Osteoporose, no dia 20, que prega a prevenção da doença e das fraturas uma prioridade global de saúde, numa campanha voltada a profissionais de saúde, mídia, formuladores de políticas, pacientes e o público em geral.
Encerrando mês, o dia 30 de outubro é marcado pelo Dia do Ginecologista e Obstetra, criado em 1959 pela fundação da FEBRASGO – Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Os ginecologistas são responsáveis por cuidar da saúde reprodutiva da mulher, acompanhando o desenvolvimento do corpo feminino desde a primeira menstruação até a menopausa. Porém, infelizmente, cerca de 20% das brasileiras não visitam a especialidade com frequência, colocando em risco a própria saúde.