Dezembro é marcado como o Mês de Conscientização e Combate ao HIV/AIDS e ao Câncer de Pele, por meio de duas campanhas essenciais: Dezembro Vermelho e Dezembro Laranja.
A campanha Dezembro Vermelho é uma iniciativa global de conscientização sobre o HIV/AIDS, voltada à promoção da importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento eficaz do HIV, ao mesmo tempo em que combate o estigma associado à doença.
No Brasil, a população vivendo com o HIV ultrapassa um milhão de pessoas. Conforme indicado pelo boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, apenas em 2022, foram registrados mais de 16,7 mil casos da infecção.
Por sua vez, o Dezembro Laranja é uma campanha voltada para a prevenção do câncer de pele. Essa iniciativa busca alertar a população sobre os perigos relacionados à exposição inadequada ao sol e promover medidas preventivas. Representa uma oportunidade para conscientizar sobre a importância dos cuidados com a pele e estimular exames regulares para identificar precocemente possíveis problemas relacionados ao câncer de pele.
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020/2022, é previsto o diagnóstico de 176.930 novos casos de câncer de pele basocelular e espinocelular no Brasil, sendo 83.770 em homens e 93.160 em mulheres. Esses números representam um risco estimado de 80,12 casos para cada 100 mil homens e 86,65 casos para cada 100 mil mulheres.