Dezembro laranja e dezembro vermelho

No calendário da saúde, dezembro é marcado por duas cores que simbolizam importantes campanhas de saúde: o dezembro laranja, ação de prevenção ao câncer de pele; e o dezembro vermelho, ação de conscientização e combate ao HIV, Aids e infecções sexualmente transmissíveis.

O Dezembro Laranja é organizado desde 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e tem como objetivo alertar a população sobre o câncer de pele, tumor mais comum no país, e provocado pela exposição excessiva e sem proteção ao sol. Neste ano, com a diminuição dos casos de covid-19, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) retomou os atendimentos presenciais e gratuitos do Dezembro Laranja, campanha nacional de conscientização sobre o câncer de pele que este ano tem o tema “Não espere até sentir na pele”.

Já o Dezembro Vermelho é uma mobilização nacional instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 inspirada na celebração no Dia Mundial de Luta contra a AIDS que ocorre em 1º de dezembro, data criada pela ONU em 1987.

A ideia da campanha é ressaltar a importância da desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/aids e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção. Apesar de ter surgido há mais de quatro décadas, a AIDS ainda representa um grande desafio à saúde pública. Atualmente, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

No Estado de São Paulo, há 3.533 unidades onde o paciente pode fazer o exame gratuitamente. Os testes são realizados nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e nas unidades da rede pública. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136).

O tratamento também é oferecido nacionalmente gratuitamente pelo SUS e permite que uma pessoa infectada não desenvolva a doença.

Leave a Reply