Covid-19: Fiocruz lança questionário para avaliar riscos de exposição de profissionais da saúde

Durante a pandemia da Covid-19, os profissionais da saúde estão na linha de frente no combate da doença e, consequentemente, estão em maior exposição. Para levantar dados e conhecer melhor esses riscos, a Fiocruz lançou um questionário disponível via Google Forms para profissionais da área de saúde e para gestores de estabelecimentos de saúde.

A pesquisa foca as medidas de segurança para os profissionais da saúde em seus processos de trabalho, equipamentos usados e, além disso, a organização do estabelecimento de saúde em relação à oferta de equipamentos e insumos, limpeza e desinfecção dos ambientes.

Acompanhe as informações sobre a Covid-19

Lançado pela Friocruz, o Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19 apresenta dados em que é possível consultar a situação dos estados brasileiros e do Distrito Federal, no cenário epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e da Covid-19, assim como a capacidade do sistema de saúde para o enfrentamento da pandemia.

Na semana de 5 a 11 de julho, as maiores taxas de incidência foram observadas nos estados de Roraima, Sergipe e no Distrito Federal, que também apresentaram altas taxas de mortalidade no período. Já regiões Sul e Centro-Oeste apresentaram tendência geral de aumento do número de casos, com destaque para Santa Catarina e Mato Grosso, que aceleraram a transmissão da Covid-19 nas duas últimas semanas. Em contrapartida, os estados de Rondônia, Roraima, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro demonstraram uma sensível tendência de redução no número de casos. No geral, no Brasil, foi observada uma estabilização da pandemia em níveis altos, tanto no número de casos quanto de mortes causadas pela doença.