Agosto é um mês especial para as futuras mamães que acabam de comemorar, no dia 15, o Dia da Gestante, data para celebrar este momento tão especial na vida das mulheres e estimular os cuidados com a saúde neste período.
Os exames pré-natais são fundamentais para acompanhar o desenvolvimento do bebê e garantir um parto mais seguro. Os três primeiros meses de gestação são muito importantes, pois é nesta fase que os principais órgãos do bebê se desenvolvem, mas a atenção com a saúde deve durar por toda a gestação, incluindo cuidados com a alimentação, que deve ser rica em proteínas, cálcioe ácido fólico, nutrientes essenciais para o desenvolvimento fetal e para a produção de leite.
Agosto Dourado
Falando em leite materno, vale lembrar que o mês de agosto é dedicado ao incentivo da amamentação.
Conhecido como Agosto Dourado, o mês foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para reforçar a importância do leite materno para a saúde das crianças. A cor dourada faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde)para o aleitamento materno: leite é o alimento de ouro para a saúde dos bebês.
A OMS e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e continuado até os dois anos de idade ou mais. O leite materno tem tudo de que o bebê precisa até o sexto mês de vida, e somente é substituído em casos nos quais a mãe não consegue amamentar.