O mês de agosto é dedicado a incentivar e promover a importância do aleitamento materno, na campanha conhecida como “Agosto Dourado”. No Brasil, essa iniciativa foi estabelecida em 12 de abril de 2017 pela lei Federal n°13.345, e a cor dourada foi escolhida pois esse tom simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano.
Em geral, durante a primeira semana do mês intensificam-se as atividades, em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que neste teve o tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. Seu objetivo é ressaltar os direitos trabalhistas das mães que amamentam, o retorno ao trabalho e as ferramentas fornecidas pelo local de trabalho para apoiar a continuidade da amamentação.
Ao longo de agosto, diversas mobilizações são realizadas por bancos de leite humano, postos de coleta, municípios, estados, ONGs e defensores do aleitamento materno, buscando conscientizar a sociedade sobre seus benefícios.
Além disso, agosto é marcado como o mês da gestante, com o Dia da Gestante celebrado em 15 de agosto. Essa data é dedicada à celebração e reflexão sobre a jornada da mulher, que não engloba apenas a gestação, mas também o ciclo gravídico-puerperal, abrangendo a gestação, o parto e o puerpério. Esses momentos são caracterizados por mudanças profundas a nível físico, emocional e social. A gravidez é uma experiência única e significativa, representando uma oportunidade de desenvolvimento, aprendizado e emoções únicas para a mulher. Proteger as gestantes é, portanto, uma maneira de proteger e fortalecer toda a sociedade.