Desde 1992 o 10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental, tema que, em 30 anos, ainda é tabu, embora cada vez mais necessário.

Mas órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) têm fortalecido o debate.

No início do ano, foi criada na OPAS uma Comissão de Alto Nível sobre Saúde Mental e COVID-19, composta por líderes de organizações de saúde, sociedade civil e academia, além de pessoas com experiência direta no tema, para desenvolver diretrizes e recomendações para reduzir o sofrimento e o impacto gerado na saúde mental da população das Américas em razão da pandemia, que amplificou as condições de saúde mental em todo o mundo.

Agora, a organização lançou a campanha #FaçaSuaParte para apoiar a saúde mental, para combater a discriminação, os estereótipos e preconceitos que ainda rondam a saúde mental. Focada nas redes sociais, a proposta é que as pessoas compartilhem histórias e conversem de forma honesta sobre seus sentimentos.

Veja mais em: https://www.paho.org/pt/campanhas/faca-sua-parte

Informação extra:

Sobre a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), vale destacar que no mês de setembro, um médico brasileiro foi eleito para ser o novo diretor do órgão, a partir de fevereiro de 2023. Dr. Jarbas Barbosa da Silva, que já foi secretário municipal de Saúde de Olinda/PE, secretário estadual de Saúde de Pernambuco e diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI), em Brasília, vai substituir a atual diretora, uma médica da Dominica. A OPAS é a organização de saúde que atende a região das Américas e serve como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Leave a Reply