Setembro Verde reforça a importância da doação de órgãos

Além da campanha do Setembro Amarelo, o mês também é dedicado a debater a importância da doação de órgãos, através do Setembro Verde. 

Estimulada pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos (27 de setembro), criado por lei em 2007 e que determina que a família será a responsável pela decisão final da doação, a campanha Setembro Verde busca ampliar a conscientização sobre o tema.

Nos últimos anos, houve redução dos transplantes e do número de doadores, em função da covid-19. Somente na primeira onda da doença, o número de transplantes realizados em todo o mundo caiu 31%, de acordo com pesquisa publicada no jornal científico The Lancet Public Health.

O estudo considera dados de 22 países, espalhados por quatro continentes, e indica que 11.253 cirurgias desse tipo deixaram de ser efetuadas no ano passado, o que significa uma redução de 16% ao longo de 12 meses. O transplante mais afetado foi o de rim com doadores vivos, que teve queda de 40% em 2020, comparativamente a 2019.

O Brasil acompanhou esse cenário. Com o agravamento da pandemia, no primeiro semestre de 2021 em relação aos primeiros seis meses de 2020, a taxa de doadores efetivos caiu 13%, enquanto os transplantes sofreram retração de 24,9%. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o principal motivo desse declínio foi o aumento de 44% na taxa de contraindicação, em parte pelo risco de transmissão da covid-19.

Entretanto, o cenário dos transplantes de órgãos no Brasil já dá sinais de recuperação após sofrer o impacto da pandemia. Ainda, de acordo com o último relatório da ABTO, divulgado no início de agosto, a taxa de notificação de potenciais doadores de órgãos aumentou 13% no primeiro semestre de 2021, período que registrou mais de 10 mil transplantes no país. Entre janeiro e junho de 2020, eles não chegaram a 9 mil.

Vale conhecer!

Pensando em ajudar na campanha Setembro Verde deste ano, o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio/Ebserh) criou uma cartilha ilustrada e animada sobre a temática, que pode ser conferida no Youtube.

Leave a Reply