Iniciada no dia 24 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove até terça-feira (01), a 74ª Assembleia Mundial da Saúde com os países-membros da agência para debater o fim da crise global de Covid-19 e como se prevenir de futuras pandemias.
Os casos de covid já passam de 162 milhões de infectados em todo o planeta e apesar do desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus, mais de 3,4 milhões de vidas foram perdidas, incluindo 115 mil falecidos profissionais da saúde.
Chegando em sua reta final, os Estados-membros da OMS concordaram que é preciso fortalecer o órgão. Com o título “Fortalecimento da preparação e da resposta da OMS ante emergências sanitárias”, a resolução aprovada indica a criação de um grupo de trabalho que vai analisar as conclusões dos diferentes relatórios apresentados durante a Assembleia, e apresentar suas próprias recomendações, para que sejam examinadas na 75ª Assembleia Mundial da Saúde. Diversos documentos – em especial relatórios de especialistas independentes – revelaram falhas dos governos e da OMS que poderiam até mesmo ter evitado a pandemia atual e, portanto, precisam ser revistas como forma de alerta e prevenção contra novas epidemias.