No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. E para reforçar a importância desta iniciativa, hemocentros de todo país organizam campanhas, promovem ações culturais, com música e apresentações artísticas, para lembrar da importância desse gesto fundamental de solidariedade.
Este ano as campanhas são ainda mais necessárias, pois desde o início da pandemia, bancos de sangue têm sofrido com a baixa quantidade de doadores. A queda no número de doações chegou a 50% em algumas regiões do Brasil.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%.
Em Campinas, a data marca também os 25 anos do aniversário do Hemocentro da Unicamp, que traz em seu site todas as orientações para quem quer se tornar um doador. Em meio à pandemia, para ampliar a segurança dos doadores, muitos bancos de sangue realizam o procedimento através de agendamento.
Informe-se e, se puder, doe!