Novembro Azul reforça combate ao câncer de próstata

O mês de novembro é marcado pelo movimento ‘Novembro Azul’, campanha mundial que teve início em 2003, na Austrália, a fim de alertar para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.  A doença é a segunda maior causa de mortes os entre homens.  

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) divulgou uma pesquisa que mostra que 55% dos homens acima de 40 anos deixaram de fazer alguma consulta regular ou tratamento médico em função da pandemia e houve uma redução de 70% dos exames laboratoriais de PSA, um dos testes que ajuda no diagnóstico do câncer de próstata.

A doença é considerada da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, mesma faixa etária pertencente ao grupo de risco da Covid-19, fator que dificulta ainda mais a procura pelos exames de rotina.

Os dados são preocupantes e o Instituto Nacional do Câncer estima que 65.840 casos de tumor na próstata surjam em 2020, mas nem todos serão diagnosticados devido à queda de consultas urológicas provocada pela Covid-19.