No dia 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e a pioneira no tratamento de feridos em batalhas, que nasceu nesta data, no ano de 1820.
O tema escolhido pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) para celebrar a data neste ano é “Enfermeiros: uma voz para liderar – Levando o mundo para a Saúde”, que reforça como esses profissionais são fundamentais para enfrentar os desafios da saúde.
O ano de 2020 foi escolhido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar mundialmente os profissionais de enfermagem e obstetrícia.
Segundo a OMS, o mundo precisa de mais nove milhões de enfermeiras (os) e parteiras para atingir a meta de cobertura universal de saúde até 2030. Nas Américas, a OPAS destaca que são necessários 800 mil profissionais de saúde a mais, incluindo pessoal de enfermagem e obstetrícia.
Já no Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois nomes importantes da profissão no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.