O novo coronavírus (COVID-19) vem movendo as instituições federais, estaduais e municipais para orientarem e informarem a população sobre a doença. No Brasil, já são quase 300 casos confirmados pelo Ministério da Saúde, mais de 8 mil suspeitos, e a primeira morte registrada, de um paciente no estado de São Paulo.
Além de entrevistas coletivas frequentes, o Ministério da Saúde lançou um aplicativo para orientar sobre sintomas e informar a população. O app Coronavírus – SUS é gratuito e está disponível nos sistemas Android e IOS.
Em São Paulo, que é disparado o estado com maior concentração de casos, há mais de 160 pacientes confirmados até o dia 17 de março e, entre várias medidas anunciadas pelo governo estadual para tentar reduzir a velocidade da transmissão do vírus, está a suspensão das férias dos profissionais da saúde.
Em Campinas, o município anunciou telefone 160 para atendimentos sobre o novo coronavírus. A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) lançou uma área especial sobre o COVID-19 em seu site.
A cidade de Campinas tem dois casos confirmados e 83 suspeitos da doença. Os museus e teatros estão fechados e a prefeitura recomenda que iniciativa privada faça o mesmo. Também está disponível o
As informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em português podem ser acessadas por este site: https://www.paho.org/bra/