O dia 7 de abril, desde 1950, foi escolhido para celebrar o Dia Mundial da Saúde. Foi nesta data que foi criada a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebram em 2020 o ano internacional de profissionais de enfermagem e obstetrícia. Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a importância destes profissionais se tornou ainda mais evidente.
Marcando a data, o relatório lançado pela OMS The State of the World’s Nursing 2020 (O Estado da Enfermagem no Mundo 2020) trouxe alguns números:
– Existem quase 28 milhões de enfermeiros em todo o mundo.
– Entre 2013 e 2018, o número de pessoal de enfermagem aumentou 4,7 milhões.
– Mesmo assim, há déficit global de 5,9 milhões – com as maiores lacunas nos países da África, Sudeste Asiático e na região do Mediterrâneo Oriental, além de algumas partes da América Latina.
– De acordo com a organização, o mundo precisa de mais nove milhões de enfermeiras (os) e parteiras para atingir a meta de cobertura universal de saúde até 2030.
– Nas Américas, a OPAS destaca que são necessários 800 mil profissionais de saúde a mais, incluindo o pessoal de enfermagem e obstetrícia.