2022 começa com duas campanhas de saúde

Janeiro Branco e Janeiro Roxo

Ao estilo do setembro amarelo, outubro rosa e dezembro laranja, o mês de janeiro também abriga campanhas de saúde simbolizadas por cores: o janeiro branco, ligado à saúde mental, e o janeiro roxo, sobre a hanseníase.

O Janeiro Branco é uma campanha que existe desde 2014 para lembrar a sociedade da importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. Promovida pelo Instituto Janeiro Branco, a campanha foca nas questões emocionais e de saúde psíquica, objetivos que têm ganhado cada vez mais atenção da sociedade, uma vez que o número de pessoas diagnosticadas com algum transtorno psicológico aumentou nos últimos anos. Somente no Brasil, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão, quantidade que coloca o país atrás somente dos Estados Unidos.

O lema do Janeiro Branco deste ano é “O Mundo Pede Saúde Mental!”.  Por causa da pandemia do Covid-19, a campanha priorizará espaços abertos e meios online para as ações de conscientização. No site da campanha é possível descobrir maneiras de participar. Veja em https://janeirobranco.com.br/.

Já o Janeiro Roxo é uma campanha educativa sobre a hanseníase, doença infectocontagiosa que se manifesta por lesões na pele e sintomas neurológicos. Conhecida no passado como lepra, teve 312 mil novos casos no Brasil nos últimos dez anos. O país fica atrás apenas da Índia no número de registros da doença. A hanseníase tem cura e seu tratamento é oferecido pelo SUS. A campanha é apoiada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pode ser acompanhada nas redes sociais da instituição https://www.instagram.com/dermatologiasbd/.