No dia 2 de dezembro é o Dia Panamericano de Saúde, comemorado desde 1941, quando foi instituído por um decreto que buscava mobilizar o continente em torno de campanhas de educação e prevenção ligadas a qualidade de vida e bem-estar da população.
Como exemplo, no Brasil, a erradicação da poliomielite (a paralisia infantil) veio depois de uma extensiva campanha de vacinação, que se iniciou nessa data.
O Dia Panamericano da Saúde não está ligado somente aos cuidados preventivos individuais, mas nos convida a lembrar que olhar a saúde da nossa região é também estar atento à qualidade dos serviços públicos de saneamento, vacinação, atenção à saúde da população, entre outros.
No nível internacional, essa articulação entre os países é apoiada por órgãos como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano. O dia 02 de dezembro é a data de fundação da OPAS, que em 2022 completa 120 anos de existência. O organismo internacional oferece cooperação técnica em saúde a seus países membros; combate doenças transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis, bem como suas causas; e fortalece os sistemas de saúde e de resposta ante emergências e desastres.
A campanha do 120º aniversário da OPAS se estendeu por todo ano, num calendário de eventos para catalisar o diálogo em torno dos mais urgentes desafios de saúde da região. Acesse o site especial pra saber mais.
No Brasil, dentre suas ações mais recentes, a OPAS concluiu a implantação do BVS Economia da Saúde Brasil (BVS ECOS). O BVS é um portal nacional que visa coletar, organizar, disseminar e avaliar informação científica e técnica na área de economia da saúde no Brasil para subsidiar os processos de tomada de decisão de profissionais e gestores da saúde, bem como criar elementos que garantam a disseminação da informação para a sociedade. O acesso ao BVS se dá pelo site: https://economia.saude.bvs.br/