O dia 16 de novembro é Dia Nacional dos Ostomizados, data criada pela Abraso (Associação Brasileira de Ostomizados) e suas filiadas, como forma de tentar acabar com a desinformação sobre o procedimento da Ostomia.
A ostomia é uma cirurgia realizada com objetivo de construir um novo caminho para eliminar a urina e as feze. Essa abertura artificial é chamada de estoma.
Anualmente, este procedimento é realizado em cerca de 15 mil brasileiros que passam a conviver com uma bolsa coletora na região do intestino para a eliminação de fezes. A estimativa é que 120 mil brasileiros já sejam ostomizados e as causas são inúmeras, como câncer de cólon, acidentes com perfurações abdominais, lesões no reto, doença de Crohn, entre outras. Há casos que são temporários, por exemplo, em razão de alguma cirurgia, em que é preciso interromper o fluxo intestinal ou urinário somente até que o local operado esteja totalmente cicatrizado.
Além disso, é importante ressaltar que ostomizados têm direitos garantidos pela lei. Dentre eles os Serviços de Atenção às pessoas ostomizadas, que são unidades de saúde direcionadas aos pacientes que possuem estomas, e todos os direitos garantidos a pacientes com algum tipo de deficiência física.