A campanha “Setembro Amarelo”, organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM acontece anualmente. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
A campanha começou em 1994, nos Estados Unidos, quando o jovem Mike Emme de 17 anos tirou a própria vida. O jovem, que era habilidoso, restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo e este foi o ponto de partida para a cor representar o movimento.
No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles estava a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”. A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, já que os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.
Os dados oficiais da campanha apontam que são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
No Brasil, são diversos materiais de uso público disponíveis: Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo®, materiais online para download, a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir, além de todo o material para a imprensa.