A Organização Mundial da Saúde (OMS) determina que saúde é mais do que a ausência de doenças, é um estado geral de bem-estar, tanto físico, como mental e social.
Para lembrar a importância de uma vida saudável, foi instituído o Dia Nacional da Saúde, em 1967, em homenagem ao nascimento de Oswaldo Cruz, médico e cientista brasileiro, pioneiro nos estudos de doenças tropicais e da medicina experimental no Brasil. Nascido em 5 de agosto de 1872, foi um grande defensor das vacinas, e atuou com muito afinco no combate às epidemias de febre amarela e varíola, no início dos anos 1900, tanto que o Instituto Maguinhos, onde trabalhava no Rio de Janeiro, ganhou seu nome em 1908, tornando-se Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição que segue como referência em ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
O acesso à medicação de qualidade e à vacinação foi fundamental para o avanço da medicina geral e para o aumento da expectativa de vida. Por isso, também no dia 05 de agosto, comemora-se no Brasil o Dia Nacional da Farmácia. As primeiras atividades ligadas à prática farmacêutica tiveram origem por volta do século X. No Brasil, a profissão surgiu no período colonial, quando o governo real trouxe de Portugal, Diogo de Castro, o primeiro farmacêutico do Brasil.