No início deste mês, médicos da América Latina realizaram uma votação e selecionaram as 12 iniciativas vencedoras da segunda edição do Prêmio Euro – Inovação na Saúde, a principal premiação voltada para projetos inovadores no setor farmacêutico com um impacto social significativo em toda a região, organizado pela Eurofarma, uma das empresas parceiras da Ragi.
Pela primeira vez, o Prêmio expandiu-se para a América Latina, tendo mais de 30% de todos os finalistas provenientes de países hispano-americanos. Ao todo, foram selecionados 60 finalistas, com 15 em cada uma das quatro categorias e 12 vencedores já foram agraciados com um prêmio no valor de 50 mil euros cada, destinados a impulsionar seus projetos e promover ainda mais a inovação na área da saúde.
Agora, o Prêmio Euro entra em sua fase final, que envolve uma votação online para que médicos e médicas dos países da América Latina onde a Eurofarma atua possam escolher o destaque supremo entre os vencedores. O projeto escolhido será reconhecido com o cobiçado prêmio no valor de 500 mil euros. Essa etapa de votação já está aberta e continuará até o dia 3 de setembro. Para obter mais informações sobre os projetos e para votar, acesse o site www.premioeuro.com.
Esta não é a única novidade da Eurofarma, que fechou uma parceria com a consultoria britânica IN-PART pelo segundo ano consecutivo, visando colaborar com grupos acadêmicos. O principal objetivo é permitir que essas comunidades de pesquisa apresentem iniciativas em estágios iniciais ou avançados de descoberta de pequenas moléculas antimicrobianas de origem natural, com potencial para se tornarem medicamentos altamente inovadores.
Essa ação reforça o compromisso da Eurofarma com a inovação, buscando expandir sua atuação no avanço e co-desenvolvimento de moléculas e medicamentos que introduzam inovações radicais em sua concepção. Para 2023, a empresa planeja investir R$ 700 milhões em Pesquisa & Desenvolvimento e atualmente possui uma reserva de 1,8 mil moléculas próprias. Após o encerramento do período de inscrições, que durou até 21 de agosto, o IN-PART avaliará todos os projetos com maior potencial e, posteriormente, iniciará um desenvolvimento mais aprofundado em parceria com a Eurofarma. Clique aqui para saber mais.