Janeiro Branco: atenção à saúde mental

Iniciado em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão Pires Rezende, o movimento Janeiro Branco engaja voluntários de todo Brasil para disseminarem informações e dados sobre os cuidados com a saúde mental. Para 2023, o lema escolhido é “A Vida pede equilíbrio!”.

Promovida pelo Instituto Janeiro Branco, a campanha está na sua 10ª edição e foca nas questões emocionais e de saúde psíquica, temas que, mesmo negligenciados, têm ganhado cada vez mais atenção da sociedade, uma vez que o número de pessoas diagnosticadas com algum transtorno psicológico aumentou nos últimos anos. Somente no Brasil, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão, quantidade que coloca o país atrás somente dos Estados Unidos.

Em termos simbólicos e culturais, no início do ano as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais, por isso janeiro é o mês da iniciativa e a cor branca representa esta “tela em branco”, que será preenchida pelas histórias de vida de cada um ao longo dos meses seguintes.

Leave a Reply