Dicas de cursos gratuitos e virtuais na área de saúde

Aprender algo novo é sempre estimulante e, no campo profissional, essencial para se manter atualizado, ampliar oportunidades e acompanhar os avanços da área. 

A pandemia normalizou eventos virtuais, e reunimos aqui alguns cursos gratuitos com inscrições abertas na área de saúde.

Desde setembro, o IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), em parceria com a Escola Nacional de Seguros (ENS), abriu uma série de cursos gratuitos de curta duração com conteúdo voltado para difundir e esclarecer as bases da operação da saúde suplementar no Brasil. 

Os cursos são gratuitos e on-line, as videoaulas são voltadas para diversos públicos, como beneficiários de planos médico-hospitalares, alunos de pós-graduação em saúde, magistrados, órgãos governamentais e empresas que atuam no setor. As videoaulas têm duração de 30 a 90 minutos e são lecionadas por renomados especialistas do setor.

Após a inscrição, o aluno tem acesso aos conteúdos por 30 dias. Caso esteja interessado, basta acessar o site https://www.ens.edu.br/

Nessa mesma linha, em outubro, com intuito de proporcionar aprimoramento do atendimento pelos profissionais de saúde aos pacientes, o Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), deu início ao curso “Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos – Medicina“.

As matrículas seguem abertas e podem ser feitas até 31 de janeiro do próximo ano. A capacitação gratuita é oferecida na modalidade EaD, com 45 horas-aula. Entretanto, para participar, é necessário ser médico ou enfermeiro com atuação em atenção domiciliar e na atenção primária à saúde. As aulas ficam disponíveis até 28 de fevereiro.

O conteúdo foi desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas, e está disponível na plataforma UNA-SUS.

Aproveitando as indicações gratuitas, pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp estão em busca de voluntários para participar de uma pesquisa no Hospital de Clínicas com o objetivo de avaliar os riscos cardiovasculares nos portadores de psoríase.

Para participar, os requisitos são ter sido diagnosticado com psoríase, e ter entre 18 e 60 anos. Todas as avaliações serão agendadas e realizadas de acordo com a disponibilidade do voluntário. Os interessados em participar do estudo devem enviar um e-mail aos cuidados do pesquisador Tiago Costa, no endereço voluntariopsoriase@gmail.com.

Leave a Reply