Criado em 2000, o Dia Mundial do Câncer é celebrado em 4 de fevereiro e é uma iniciativa de união global liderada pela União para o Controle Internacional do Câncer (UICC). O tema da campanha 2022 – 2024 do Dia Mundial do Câncer – “World Cancer Day” é “Por cuidados mais justos” (Close the care gap).
No Brasil, a data é promovida pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), que vai realizar debate on-line, em que profissionais do Instituto vão tratar do tema: Somos iguais e diferentes: a importância da equidade no controle do câncer. A ideia é alertar que a falta de equidade no acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento custa vidas. A transmissão será pelo Youtube, às 10h, neste link: https://youtu.be/K5A1-SP5rUM.
No dia seguinte, 5 de fevereiro, é comemorado o Dia da Mamografia, uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas, principalmente o câncer de mama.
De acordo com o Sistema de Informação do Câncer (Siscan), em 2020 houve redução de 39% nas mamografias de rastreamento e de 34% nas mamografias diagnósticas em relação a 2019. A redução pode ser atribuída principalmente à pandemia de Covid-19, mas o atraso no diagnóstico pode dificultar o tratamento. Quanto antes ele começa, maiores são as chances de cura.