Em Janeiro, a OMS (Organização Mundial de Saúde) disponibilizou a atualização da Classificação Internacional de Doenças, a CID 11. O novo documento traz conhecimentos médicos mais atualizados acerca de algumas doenças e seus tratamentos.
Em relação ao documento anterior, o CID 10, houve atualização na lista de descrição e explicação de doenças, nos conceitos contemporâneos de atenção primária, mudanças na seção dedicada à segurança do paciente e na codificação sobre resistência bacteriana e, ainda, inclusão de avanços no entendimento científico sobre HIV. Outra novidade foi a inserção de uso abusivo de jogos eletrônicos como condição de risco ao vício.
O CID é uma das principais ferramentas epidemiológicas do cotidiano médico, que ajuda a monitorar a incidência de doenças por meio da padronização universal das patologias e das questões de saúde pública no mundo todo, funcionando como um panorama global da saúde.
O documento é atualizado periodicamente desde sua criação, aprovada em 1893. A última revisão (CID-10) foi aprovada em 1989. Durante três anos o CID-11 ficará disponível neste site para ser pré-visualizado pelos países que desejam providenciar traduções e treinamento de seus profissionais da saúde.