Dezembro laranja e dezembro vermelho

No calendário da saúde, dezembro é marcado por duas cores que simbolizam importantes campanhas de saúde ocorridas neste mês: o dezembro laranja, ação de prevenção ao câncer de pele; e o dezembro vermelho, ação de conscientização e combate ao HIV, Aids e infecções sexualmente transmissíveis.

O Dezembro Laranja é organizado desde 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e tem como objetivo alertar a população sobre o câncer de pele, tumor mais comum no país, e provocado pela exposição excessiva e sem proteção ao sol.A campanha deste ano está focada em alertar sobre a importância da fotoproteção, sobretudo nas praias, uma vez que a procura por esse passeio deve voltar a crescer após a flexibilização das ações contra a Covid-19. Por isso, a mensagem da campanha em 2021 é “Adicione mais fator de proteção ao seu verão!”.

Já o Dezembro Vermelho é uma mobilização nacional instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 inspirada na celebração no Dia Mundial de Luta contra a AIDS que ocorre em 1º de dezembro, data criada pela ONU em 1987.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. No caso da Aids, é  causada pela infecção não tratada do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV).E dezembro, as unidades básicas de saúde no Brasil reforçam a distribuição dos autotestes, preservativos e materiais educativos sobre formas de transmissão e prevenção ao HIV, Aids e demais ISTs.