Para celebrar a importância do médico ginecologista na vida das mulheres, é celebrado no dia 30 de outubro o Dia Nacional do Ginecologista. A data também exalta o trabalho dos obstetras, médicos especializados em acompanhar mulheres enquanto gestantes, desde o pré-natal, ao parto e ao pós-parto.
O Dia do Ginecologista e Obstetra foi criado em 1959, marcado pela fundação da FEBRASGO – Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.
Os ginecologistas são responsáveis por cuidar da saúde reprodutiva da mulher, acompanhando o desenvolvimento do corpo feminino desde a primeira menstruação até a menopausa. Porém, infelizmente, cerca de 20% das brasileiras não visitam a especialidade com frequência, colocando em risco a própria saúde.
É bom lembrar que a maior parte das doenças graves que acometem as mulheres, se tratadas logo no início, possuem grandes chances de cura, como por exemplo, o câncer de mama e de colo de útero.
Já o acompanhamento com o obstetra durante a gestação e puerpério é fundamental para garantir a segurança e saúde de mães e bebês.
Neste dia especial, agradecemos a todos os profissionais dedicados a cuidar da saúde feminina em todas as suas fases, e aproveitamos a data para convidar as mulheres a visitar seu médico e garantir sua saúde ginecológica.