A campanha Outubro Rosa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento nasceu nos Estados Unidos, em 1990, e no Brasil, começou em 2002.
De acordo com dados Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no país, com taxa de mortalidade ajustada (que mede os riscos em termos percentuais) por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23 por 100 mil habitantes. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
A descoberta precoce da doença traz maiores chances de cura, por isso a importância de campanhas como do outubro rosa.
No canal do INCA, há uma série de eventos e publicações sobre o câncer de mama. Em agosto, a entidade lançou um livro sobre a detecção precoce, que pode ser acessado aqui. No Youtube, a TV Inca exibe um debates com profissionais da área, e mantém uma playlist específica para o outubro rosa.